Uma decoração moderna sofisticada é ideal para quem busca um ambiente elegante, prático e aconchegante. Para isso, aposte na simplicidade e nas características do estilo minimalista. Dessa forma, além de trazer muita beleza para a composição, cada item da decoração será bastante funcional para o dia a dia.

Para o moderno ter um visual sofisticado, invista em mobílias de madeira, itens decorativos coloridos e com diferentes texturas, no uso correto do espelho para ampliar as dimensões com sutileza e elegância, entre outros. Com certeza, o resultado será um ambiente leve, organizado e que proporcionará ótimo bem-estar.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe a leitura e confira nossas dicas para criar um ambiente que une o moderno ao sofisticado!

Rack com painel

O rack com painel de TV pode ser em madeira, que é um material bastante resistente, durável e versátil. Ele é fixado na parede e pode conter iluminação embutida, o que deixa o ambiente ainda mais sofisticado, elegante e funcional. Por conta do tom terroso do rack de madeira, ele combina com diversas paletas de cores, sendo fácil e prático compor todo o ambiente de forma harmônica.

Caso seja a sua preferência, o rack pode ser laqueado em branco, por exemplo. Uma dica é escolher tons neutros para esse móvel, uma vez que simplifica na hora de decorar com cores variadas. Assim, cria um espaço bastante equilibrado.

O rack abaixo do painel é perfeito para organizar revistas e jornais, enfeitar com artigos de decoração ― como porta-retratos, vasos com flores, itens de colecionador etc. ― e, ainda, pode conter pequenos armários que ajudam a armazenar os objetos da casa, deixando o ambiente com a arrumação em dia.

Espelhos

Os espelhos ajudam muito a compor um ambiente elegante e moderno, por isso, são itens curingas na decoração sofisticada. Além disso, fazem com que se tenha mais iluminação no espaço e transmitem a sensação de que ambientes pequenos são maiores, tendo em vista seu efeito de continuidade e profundidade visual.

Eles ficam muito bem instalados em paredes inteiras, principalmente na sala, com o intuito de refletir cada cantinho do ambiente, alongando o cômodo. No caso de um ambiente espaçoso, dê preferência a espelhos menores com uma moldura que siga o estilo moderno.

A moldura pode ser em material branco ou colorido, em tom dourado metálico, prata, com detalhes bem desenhados, entre outros. O ideal é optar por aquela que melhor componha a decoração.

Minimalismo

No estilo minimalista, aplica-se o ditado de que menos é mais. Ou seja, cada item da decoração oferece alguma funcionalidade para o dia a dia, além de enfeitar o ambiente. Assim, crie um ambiente com simplicidade, mas que ofereça muita praticidade durante a rotina, principalmente para que todos os objetos pessoais tenham um lugar para ser guardados. Dessa forma, tudo fica em ordem e sem poluição visual.

Leve em consideração que o minimalismo é um estilo que promove muito o bem-estar por meio da organização, limpeza e aspecto clean. Por isso, ele é ideal para ser implementado em um ambiente moderno e sofisticado.

Com isso em mente, uma dica é utilizar móveis práticos que ofereçam dupla função, como as mesas de centro com espaço interno para armazenar itens; ou, então, um baú de madeira que serve para guardar objetos, sentar e colocar artigos de decoração em cima, entre outros.

Tons terrosos

Aposte em tons terrosos para compor um espaço bastante sofisticado, moderno e elegante. A madeira é um material de muita qualidade que oferece alta resistência. Por isso, é ideal para quem busca móveis que durarão muito tempo. Além disso, ela não necessita de grande manutenção para permanecer bela e vigorosa.

Utilizar tons terrosos na decoração também é uma ótima maneira de brincar com uma paleta de cores mais divertida nos artigos de decoração, seja nas almofadas, toalhas de mesa, mantas em cima do sofá, entre outros.

Também tenha em mente que a madeira ajuda a deixar o ambiente moderno mais aconchegante, uma vez que ela dá a sensação de ter a natureza dentro de casa. Fazendo, portanto, muito bem ao bem-estar diário.

Iluminação

Invista em um ambiente bastante iluminado, pois, assim, é possível utilizar qualquer cômodo no período noturno. Isso faz com que a funcionalidade da casa esteja presente sempre que preciso.

A iluminação também é uma maneira de destacar certos aspectos da decoração, como a iluminação embutida na prateleira, que dá mais ênfase ao artigo de decoração que está sendo exibido. O mesmo é o caso das luzes no painel da TV, nas estantes, na área do bar, entre outros.

Contar com uma iluminação boa acima dos espelhos também é uma ótima forma de propagar a iluminação e deixar o ambiente com mais conforto. Lembre-se de escolher os tons das luzes, as quais podem ser frias, neutras ou quentes, pensando no efeito que se busca causar.

Mistura de estampas

Uma tendência do momento é a mistura de estampas, bastante utilizada em almofadas sobre o sofá, por exemplo. Assim, aposte em um conjunto de almofadas lisas, listradas, floridas, bordadas etc., para compor o conforto. Elas ainda podem ser de diferentes materiais, como linho, seda, tricô, entre outros.

Outra forma de trazer mais aconchego é por meio de tapetes colocados na sala de estar, na sala de jantar, no quarto, na varanda e no banheiro. Eles podem ser de diferentes materiais e também estampados. Busque a harmonia entre os elementos de decoração sempre, e não tenha medo de errar com cores e texturas variadas.

Lembre-se de contar com a ajuda de um bom profissional da área, seja um arquiteto ou designer de interiores, para que você consiga realizar as melhores escolhas ao compor a decoração dos ambientes. Dessa forma, dores de cabeça são evitadas e o resultado será de total satisfação!

Fonte: Easydeco